sábado, 7 de maio de 2011

OS OITO PODERES DAS SHAKTIS - Parte I - INTROSPECÇÃO

1. Poder de INTROSPECÇÃO – PARVATI

O Poder de INTROSPECÇÃO se refere à perspectiva. Ela oferece clareza e serenidade, bem como a habilidade de mudar uma situação. Introverter-se é desapegar ou distanciar-se de qualquer que seja a situação – sentimentos, emoções, confusão, interação – quaisquer que possam ser minhas reações em potencial, desapegar de “quem eu sou” naquele determinado momento e introverter, interiorizar, resguardar-se dos vestígios das faces – Moderna e Tradicional que estou usando. É o poder de experimentar o estado do eu puro.

É o desapego da falsidade que se transforma em poder. O Poder de tornar-se o ponto puro de consciência, o eu verdadeiro – o ser que desempenha o papel. Desapegar da cena, do papel de desempenho, do corpo que habito. Este poder permite-me distanciar de minha própria história por um momento, de minha dor, tristeza, necessidades e desejos, não com o objetivo de negá-los, mas para poder entendê-los e curá-los. Pelo fato da Shakti ser, em primeira instancia uma transformadora do mundo, uma doadora, este poder significa que eu sou capaz de livrar-me de minhas próprias limitações quando os outros estão necessitados.

A Shakti está diretamente conectada com a Fonte Suprema e neste poder o arquétipo é representado por Parvati. Ela é a esposa de Shiva, mas a estória dela é de independência. Enquanto Shiva estava nas montanhas cometendo austeridades como uma maneira de molestar contra a morte de sua ex-esposa Santi, Parvati iniciou seu próprio retiro. Através do isolamento, da introspecção e meditação profunda, ela tornou-se independentemente poderosa. Foi seu desapego do mundo físico e dos seus relacionamentos que a permitiram acessar a fonte do poder divino.

O Poder de INTROSPECÇÃO, não requer que se abandone o mundo e vá viver em montanhas pobres e infrutíferas, mas, ai invés disso, potencializa a Shakti a ter o mesmo desapego enquanto vivendo plenamente no mundo físico. O rosário simboliza o Poder de INTROSPECÇÃO de Parvati – enquanto alinhavada, conectada com muitas outras contas, ela permanece independente e limpa em sua identidade singular.


Silêncio – Desapego – Introspecção – Concentração



OS OITO PODERES DAS SHAKTIS
Maria José Speglich

http://www.yogadevi.org/textos/Oito-poderes-Shaktis.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Agradeço a visita e comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.