quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Lançamento: Theodoro Sampaio em SP


Theodoro Sampaio – nos sertões e nas cidades

O livro Theodoro Sampaio – nos sertões e nas cidades narra a trajetória de Theodoro Fernandes Sampaio (1855-1937), um dos engenheiros brasileiros que mais se destacaram, durante o Império e a Primeira República, nos trabalhos de reconhecimento do território nacional e na construção da infraestrutura urbana e serviços públicos em São Paulo e em Salvador.

Theodoro Sampaio exerceu um papel que ultrapassou o seu ofício de engenheiro. Homem de habilidades múltiplas foi também importante geógrafo, cartógrafo, historiador, lingüista, planejador urbano e empresário, encarnando a polivalência que caracterizou a geração de engenheiros politécnicos, necessária para enfrentar as incontáveis demandas rurais e urbanas daquele período.

Publicado pela Versal Editores, o livro Theodoro Sampaio – nos sertões e nas cidades é resultado do projeto de pesquisa de seu autor, Ademir Pereira dos Santos, professor de Arquitetura e Urbanismo das universidades de Taubaté, Braz Cubas de Mogi das Cruzes e do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Seu projeto foi vencedor da edição 2008 do Prêmio Clarival do Prado Valladares, instituído pela Odebrecht.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Agradeço a visita e comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.