sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Mantra

Deus pai criador
Terra mãe natureza
Anjos santos espíritos de luz
Abençoai-nos em nossos esforços
em preparar o corpo e a mente
para que o espírito
evolua à ti.

Namastê.



Agradecimento
professora Maria Paulete


Mantra
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mantra
(do sânscrito Man mente e Tra alavanca) é uma sílaba ou poema religioso normalmente em sânscrito. Os mantras originaram do hinduísmo, porém são utilizados também no budismo e jainismo.

Os mantras Tibetanos são entoados como orações, repetidas como as do cristianismo. O budismo mahayana do Tibete usa mantras em tibetano, o zen-budismo do Japão os usa em japonês. John Blofeld encontrou em Hong Kong no começo do século XX mantras cuja língua ninguém sabia identificar, e que pareciam uma alteração de um original sânscrito.

Para algumas escolas, especificamente as de fundamentação técnica, mantra pode ser qualquer som, sílaba, palavra, frase ou texto, que detenha um poder específico. Porém, é fundamental que pertença a uma língua morta, na qual os significados e as pronúncias não sofram a erosão dos regionalismos por causa da evolução da língua. Existem mantras para facilitar a concentração e meditação, mantras para energizar, para adormecer ou despertar, para desenvolver chakras ou vibrar canais energéticos a fim de desobstruí-los.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mantra



2 comentários:

  1. Olá, achei o blog muito interessante. Gosto de visitar e conhecer novos blogueiros do ramo cultural, turístico ou com conteúdo. Sou presidente do Instituto de Pesquisa Histórica Regional e estou procurando alguns blogs para colocarmos em nossa página e esse será um deles. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ludmila, tudo bem?

    Não me recordo se em virtude desse post ou outro do Blog, já nos falamos.

    Revisitei o Mantra para enviar o link para um amigo radialista da Rádio Brasil Atual, nessa manhã e reli seu comentário.

    Mesmo sem escrever com a frequência de 10 anos atrás, mantenho o Blog ainda no ar... algumas fotografias no Facebook dos álbuns de viagens... além da vivência com o Montanhismo que me faz um viajante e naturalista do século XXI, amparado pelo olhar do Aziz Ab Saber e a leitura do urbano e rural...alguns amigos em comum...Douglas, Bazzanella enquanto redigia...avistei da janela um tom forte que mais parecia um mamão na árvore de frente a minha sala... e no final, rendeu novo post, no Blog.

    ResponderExcluir

Olá!
Agradeço a visita e comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.