sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Trem Turístico CPTM - Retornando à Paranapiacaba


Foto: CPTM

Falar de trem é:

ter tempo de ver o trem passar
é contemplar
é lembrar de Minas
das minas, das serras.
Permitir contar os vagões
ouvir os telec's telec's nos calos dos trilhos
dar tempo pra sí
dar tempo pra viver

Viajar de trem é viver.

É não ter pressa.
é torcer pra viagem demorar
é sentar na janela e ver a paisagem
contemplar as paragens, as paradas
conhecer, conversar, expandir.

A vida é uma composição
composta de uma locomotiva (o coração)
e os vagões (família, amigos, amizades e amores).

André Luiz de Toledo
17 set 2010.

Nesse embalo do final de semana que antecipa a primavera e traz de volta o Trem Turístico pra Paranapiacaba, me recordo da viagem de Belo Horizonte pra Vitória no final de 2005.

Assim apresento o evento do final de semana: o retorno do Trem Turístico de Santo André/Paranapiacaba.



________________

De volta aos trilhos

O trem Expresso Turístico é formado por uma locomotiva a diesel, da CPTM, Alco RS-3 de 1952, que conduz dois carros de passageiros, de aço inoxidável, Budd – Mafersa fabricados no Brasil nos anos 50. Cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), os vagões foram totalmente restaurados nas oficinas da CPTM.

Eles pertenceram à Estrada de Ferro Araraquara (EFA), onde operaram a linha de longo percurso entre São Paulo (Estação da Luz), Campinas, Araraquara, São José do Rio Preto e Santa Fé do Sul. A linha, popularmente conhecida como “Araraquarense”, foi construída originalmente em bitola métrica e aberta em 1898, ligando Araraquara a Itaquerê (atual Bueno de Andrada).

Até 1955, só circulavam trens a vapor pela linha, com carros de madeira e composições que saiam de Araraquara. Com o alargamento da bitola, os trens começaram a sair da Luz. Nos anos 1960, quando foram adquiridos os carros Budd-Mafersa, as viagens passaram a ser feitas com carros-dormitório e carros-restaurante.

Na Fepasa (Ferrovia Paulista S.A.), esses carros trabalharam até meados de 1998, sendo os últimos trens de passageiros de longo percurso no estado de São Paulo. Os dois carros foram localizados e resgatados pela ABPF em Rio Claro, em meados de 2005, sendo na época solicitada a guarda destes à Rede Ferroviaria Federal SA (RFFSA). Em 2008, ambos foram cedidos para a CPTM com a finalidade de servirem ao Expresso Turístico.

Os carros são rebocados por locomotivas a diesel ALCO RS-3, fabricadas no Canadá nos anos 1950 e que ainda servem à CPTM nas atividades de manutenção e apoio à operação. As duas locomotivas foram preparadas pela CPTM recebendo nova pintura e a logomarca do Expresso Turístico.

Mais em: http://www.cptm.sp.gov.br/E_OPERACAO/ExprTur/parana.asp
Outros trajetos: http://www.cptm.sp.gov.br/E_OPERACAO/ExprTur/default.asp
Veja também o Trem da Vale: http://www.tremdavale.org/

Um comentário:

  1. Logo depois do almoço recebí como uma sobremesa a música do grande amigo e companheiro Reginaldo Poeta:

    Viajei de Trem - Sérgio Sampaio

    D C G/B A D
    ( o lá é só no baixo) (REPETE A MÚSICA TODA)


    Fugi pela porta do apartamento
    Nas ruas, estátuas e monumentos
    O sol clareava num céu de cimento
    As ruas, marchando, invadiam meu tempo

    Viajei de trem
    Viajei de trem
    Viajei de trem
    Viajei de trem, eu vi...

    O ar poluído polui ao lado
    A cama, a dispensa e o corredor
    Sentados e sérios em volta da mesa
    A grande família e o dia que passou

    Viajei de trem, eu viajei de trem
    Eu viajei de trem, mas eu queria
    Eu viajei de trem, eu não queria...
    Eu vi...

    Um aeroplano pousou em Marte
    Mas eu só queria é ficar à parte
    Sorrindo, distante, de fora, no escuro
    Minha lucidez nem me trouxe o futuro

    Viajei de trem
    Viajei de trem
    Viajei de trem
    Viajei de trem, eu vi...

    Queria estar perto do que não devo
    E ver meu retrato em alto relevo
    Exposto, sem rosto, em grandes galerias
    Cortado em pedaços, servido em fatias

    Viajei de trem
    Eu viajei de trem
    Mas eu queria
    É viajar de trem
    Eu vi...

    Seus olhos grandes sobre mim
    Seus olhos grandes sobre mim

    ResponderExcluir

Olá!
Agradeço a visita e comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.