segunda-feira, 24 de março de 2014

Lembrar é Resistir - Brasil Nunca Mais - Capítulo I


Inicio nessa noite numa espécie de "novena" político-cultural meu manifesto pela democracia e independência da nação brasileira.

Aqui livros, canções, filmes, pensadores e fotos diariamente postados num convite no projeto Lembrar é Resistir - Brasil Nunca Mais.

Canção: Lindonéia - Nara Leão (Álbum Tropicália v.1)



“Lindonéia” foi desenvolvida a partir da obra de Gerchman – Lindonéia, a Gioconda do subúrbio, de 1966.21 Esta tela expressa o rosto de uma jovem garota morta abruptamente, como indiciado pela legenda que acompanha o desenho e cuja imagem forte e chocante foi transcrita por Caetano de maneira metafórica na letra da canção. A música foi composta por Gilberto Gil e os arranjos foram feitos por Rogério Duprat. A interpretação de Nara, ao cantar “Lindonéia”, deu voz ao retrato e ao sofrimento das mulheres envolvidas
nas lutas e desencontros de um Brasil sob o regime militar.


Livro: Os carbonários
Foi longe de seu país, no fim da década de 70, que Alfredo Sirkis - um estudante do Colégio de Aplicação transformado pelas circunstâncias e convicções em guerrilheiro urbano - escreveu suas memórias. Após a anistia, seus originais foram publicados. Foi a partir dele que muitos brasileiros puderam compreender o que significou o Ato Institucional Número 5 (AI-5), as passeatas de 1968, os seqüestros dos embaixadores da Suíça e da Alemanha, a libertação de presos políticos e as ações da ditadura para aniquilar as oposições.


Pensador: João Goulart - Jango
Jango governou o país de 1961 a 1964, quando foi deposto pelo golpe militar. Após o golpe, ele se exilou com a família no Uruguai e, depois, na Argentina, onde morreu, no dia 6 de dezembro de 1976 em Mercedes, cidade do Norte do país. A partir de março de 2013, quando foi anunciada a investigação, a CNV começou a reunir documentos que mostram que Goulart era constantemente vigiado pela ditadura.


 

Filme: Pra frente Brasil
Pra Frente Brasil (em 1970, enquanto o povo vibra com a seleção de futebol, a repressão corria solta. um homem pacato de classe média - Reginaldo Farias - é confundido com um ativista político, preso e torturado. enquanto isso, sua família procura por notícias. o filme foi lançado em 1983, ainda com Figueiredo na presidência).

Foto: Tropas do Exército seguem para o Rio de Janeiro - para consolidar o golpe de Estado e a deposição do presidente João Goulart em 1964. Correio Braziliense, Brasília 11 mar. 2014, p.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Agradeço a visita e comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.