Algumas fontes do Google dizem que BG é:
- Abreviatura de background. Do inglês, fundo ou segundo plano. No áudio, é utilizado para descrever o som em segundo plano.
- Música ou som de fundo. Dá o “clima” e o ritmo da mensagem. BGs cantados ou com instrumentos cantantes (flautas, violinos etc) costumam brigar com a locução.
Hoje ao voltar de um pedal não muito longo porém desafiador, tive essa percepção de ver um casal de bicicleta vinto no sentido contrário: ela Atleta de competição no Mountain Bike e Administradora; Ele, Biólogo de formação, profissional da aviação, e fotógrafo de Natureza.
Ao ver ela, à frente, me alertando que vinha ciclistas...naquele downhill, pensei...por traz de uma grande ciclista, existe um companheiro, um BG.
O termo BG me veio pro meu dia dia ao interagir como ouvinte de uma grande ou maior emissora que opera em Ondas Curtas em território brasileiro. Entre uma fala e outra, de um ouvinte, há sempre aquela música de fundo que traz profundidade para quem ouve. Traz suspense, traz romance, traz drama, traz gargalhada.
Nesse sentido, a imagem registrada durante a pedalada entre a Estrada do Sertãozinho e a Estrada do Vezpaziano, Área Rural da Zona Norte de São José dos Campos, SP, traz uma leitura: o que ou quem está por detrás de uma lousa dependurada na frente de uma venda ou bar no Bairro da Água Soca com a frase "Temos Queijo"?
Em uma primeira leitura, há um balcão.
Há o leite, coagulante e é claro, a figura do produtor artesanal.
Após ouvir a entrevista de um morador do interior do Maranhão, cedida para o Programa Nacional Jovem, da Rádio Nacional da Amazônia, digo que atrás de uma paternidade, há, pai e mãe...há afeto, proteção, carinho.
Atrás de cada pauta, há um operador de áudio, há uma equipe responsável por transmitir, retransmitir a fala que chega nas mãos da locutora, atriz, protagonista responsável por formar o elo de amizade, de amor de uma grande rede social, ao vivo.
BG é trilha sonora, para as horas certas e outras incertas.
BG, hoje, é o pano de fundo do realizar a vida.
É apoio, é encorajamento, é a fissão nuclear que nos faz levantar, se vestir de conceitos ainda que necessários, e se despir de outros que colaboram para a desconstrução, também necessária.
BG é amizade verdadeira.
BG é poetizar o dia, seja "Eu de cá, você de lá".