quarta-feira, 25 de abril de 2012

Sonhando as cidades com Leonardo Boff




Leonardo Boff - Sonhando a Cidade

Com a terra a gente faz o que bem entende: compra, vende, troca... A Mãe Terra a gente venera.

Temos que ter o sonho de salvar a vida.

Que vocês levem a angústica pra casa...no sentido de instigar a mudança de comportamento.

Carater humano das cidades não tendo medo de resgatar o sonho e as fantasias utópicas.

Devemos vadiar de vez em quando: permitir o lazer, os espaços verdes, tomar sua cervejinha, sua caipirinha...a vida mostra sua gratuidade...devemos falar mal do Papa!

Meio ambiente? Por que não INTEIRO?

Como fazer passar da cabeça pro coração? Pela comoção!

Somos sapientes e dementes.

O capital material acaba, o espiritual não acaba nunca.

As utopias são como estrelas, nos orientam.

Valorizemos a espiritualidade das paisagens

Leonardo Boff no Sesc SJCampos, 24/04/2012


Sonhar sempre, é preciso!




quarta-feira, 18 de abril de 2012

Coleção Brasiliana em versão digital

Coleção Brasiliana (Formato eletrônico disponível)

Idealizada por Octales Marcondes Ferreira, presidente da Companhia Editora Nacional, como a "quinta série" de uma coleção mais ampla, intitulada Biblioteca Pedagógica Brasileira, a Brasiliana compõe-se de 387 volumes, acrescidos de 26 da série Grande Formato e de 2 da Série Especial. A Coleção foi lançada logo após a Revolução de 1930 e a criação do Ministério da Educação, tendo a dirigi-la, por 25 anos, o grande educador Fernando de Azevedo, depois substituído pelo historiador Américo Jacobina Lacombe.

Sua abrangência se estende pelas principais áreas do saber, da História à Antropologia, da Ciência Política à Geografia, da Sociologia à Lingüística, da Economia às Ciências Naturais, reunindo autores nacionais e estrangeiros que se debruçaram sobre o Brasil, inclusive a importante contribuição dos viajantes europeus que percorreram o país no século XIX.

O exemplo da Companhia Editora Nacional foi seguido por inúmeras outras iniciativas do gênero, como as coleções Documentos Brasileiros, da Editora José Olympio, Azul, da Editora Schmidt, Reconquista do Brasil, da Editora Itatiaia, Memória Brasileira, da Melhoramentos, Corpo e Alma do Brasil, da Difel, Dimensões do Brasil, da Vozes, Retratos do Brasil, da Civilização Brasileira e, mais recentemente, da Companhia das Letras.

Veja abaixo as obras que já foram transpostas para o formato eletrônico, com leitura disponível na tela, ou acesse uma lista completa com todos os volumes que compõem a Coleção Brasiliana.

Relação de obras em formato digital:
http://www.brasiliana.com.br/brasiliana/colecao/obras

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Encanto de um conto


 Imagem: simplesdecoracao.com.br

Imagine: ouvindo um soar de palmas no portão de sua casa. Seu cachororo (se tiver um aí) vai também te avisar e vir correndo até você pra buscá-la...e guiar-te até o portão pois algo te espera...você, descalsa vai aos poucos percorrendo os cômodos e com o olhar esbugalhado imaginando quem ou o que seja...ao chegar ao portão uma carta, um texto e também um ramalhete da flor que mais gosta, aquela que não traz nenhuma referência especial de ninguém...traz unicamente sua imagem e semelhança à flor de caramelo. Traz a felicidade, o sorriso que obviamente estaria e (já está) estampado nesse rosto e nesse corpo de mulher e sonho de menina. Traz um parabéns e um abraço bem apertado, daquele que quem dá te tira do chão, deixando suas pontas dos pés a quatro dedos do chão. Naquele jardim de cidadezinha de interior onde os muros não são altos e o portãozinho de treliça de ferro deixam a beleza da vida dessa casa transparecer, convidam os olhares de fora a contemplar a varandinha tradicional, e a roseira que vive alí com a família. Agora você abrace sua carta, abrace seu abraço e tenha um FELIZ dia. Seu presente chega num sopro na velocidade da luz e permanece calmo e eterno. Um feliz 13 de abril de 2012. Agora de volta a varandinha adentra o chão de ladrilho vermelho que a mãe querida encerou dia antes pro seu hoje. Seus pés com a poeira do Interior adentra o interior de sua casa e uma canção adentra seu coração: Lady of dreams/Kitaro. FELIZ ANIVERSÁRIO.